É chegada à época de colheita e para ter qualidade e bom rendimento na safra é necessário planejar todas as fases, desde o plantio, até o transporte e armazenamento dos grãos.
Fatores como mau preparo do solo, semeadura fora de época, presença de plantas invasoras e regiões pouco aptas para o plantio são motivos que todo o produtor sabe que pode interferir na colheita, mas você sabe qual é outro fator que não é causa natural, mas que interfere diretamente neste processo? A má regulagem e operação e funcionamento da máquina colhedora!
Sim, o trabalho harmônico entre o molinete, a barra de corte, a velocidade de operação, ajustagens do sistema de trilha, bom estado dos engates e protetores e a limpeza da máquina são fundamentais para que uma colheita seja eficiente. A falta de monitoramento da colhedora durante todos os dias da colheita são as principais causas da perda na safra, por isso, atente também para sua máquina de operação no período de colheita.
Quer dicas para evitar a perda e desperdício de grãos durante a colheita? Então confere só:
- Troque as navalhas e contra-navalhas que estão quebradas e ajuste as folgas da barra de corte;
- Mantenha a barra de corte o mais próximo possível do solo durante a operação;
- Atente as folgas entre o cilindro trilhador e o côncavo e abertura das peneiras;
- Ajuste a velocidade do cilindro trilhador na menor possível, assim você evitará danos às sementes;
- Mantenha sempre limpo o bandeijão;
- Confira os engates rápidos e os protetores agrícolas, substitua se necessário, pois os engates rápidos quando estão em mau estado podem ocasionar o vazamento de óleo, assim como os protetores agrícolas podem vir a ressecar com o tempo.
As dicas foram válidas? Então para garantir uma boa colheita passa agora mesmo na Valeflex e adquira seus engates, protetores e mangueiras, oferecemos produtos de qualidade, como a linha Gates, marca internacional e de referência no mercado!