A mangueira hidráulica é um elemento de ligação flexível entre dois pontos para transporte de material em qualquer um dos três estados: solido; líquido e gasoso. Desenvolvidas para substituir tubulações, as mangueiras hidráulicas apresentam vantagens de flexibilidade, absorção de vibrações, possibilidade de articulação, resistência à corrosão, fácil montagem e diversidade de aplicação.
Mas, ao falarmos de mangueira hidráulica é preciso atentar para sua manutenção, principalmente nesta época do ano: o inverno. Com as temperaturas mais amenas, esses equipamentos ficam mais propensos a danos, como o vazamento de óleos e fluídos hidráulicos e borrachas mais gastas, o que podem acarretar em grandes prejuízos para o seu negócio.
Vazamentos de fluídos hidráulicos ou de óleo causados pelas más condições das mangueiras podem contaminar o ecossistema local, afetando não só a vida vegetal e animal, mas também humana. Além da ação do tempo nas mangueiras, também é preciso estar atento aos agentes que possam danificar o equipamento, como poeira e o atrito entre os componentes da máquina. Entupimentos e rupturas também causam defeitos ou possíveis contaminações do sistema de lubrificação, resultando em perdas significativas para o sistema produtivo.
Você sabe o que é e como realizar a manutenção correta nas mangueiras hidráulicas? A Valeflex tem algumas dicas que podem te ajudar nesta tarefa, olha só:
A manutenção das mangueiras hidráulicas pode ser realizada de três formas: preventiva, preditiva ou corretiva.
Manutenção Preventiva: ao realizar a manutenção preventiva, você garante que o equipamento fique em bom estado e não cause danos ambientais ou humanos. Este tipo de manutenção ocorre através de um programa regular de inspeção, ajustes, lubrificação, calibração e troca das mangueiras hidráulicas. A manutenção preventiva também é a que gera menos custos, pois através do acompanhamento e substituição periódica das mangueiras hidráulicas você previne possíveis falhas de funcionamento, estragos no equipamento e perdas na produção. O ideal é que as mangueiras hidráulicas passem por manutenção preventiva pelo menos uma vez por ano;
Manutenção Preditiva: semelhante ao método da manutenção preventiva, este tipo de manutenção é baseada na condição do equipamento e utiliza técnicas de inspeção como a análise de vibração, análise do óleo, detecção de vazamentos, entre outros, para monitorar o estado da máquina e atuar no momento certo. É indicado, em geral, para grandes demandas;
Manutenção Corretiva: a necessidade de manutenção corretiva ocorre quando não há as duas formas de manutenção anteriores, ou seja, ela visa concertar o equipamento após alguma falha ou defeito de funcionamento. Neste caso, é indicada apenas para equipamentos em que a consequência da falha não seja muito significativa para o processo produtivo ou não gere danos humanos e ambientais.
Agora ficou mais fácil entender a importância da manutenção destes equipamentos, não é mesmo?
Precisando realizar manutenção ou troca de mangueiras hidráulicas, vem para Valeflex, aqui tem tudo o que você precisa no ramo de mangueiras e conexões!
Trabalhamos com dois tipos de mangueiras hidráulicas: Gates e Especiais de Temperaturas. Conheça mais sobre cada uma delas:
Mangueiras Hidráulicas Gates: Indicadas para o transporte de fluídos hidráulicos de baixa, média, alta e super alta pressão, as mangueiras gates atendem as normas SAE e DIN. Disponíveis nas Bitolas: 3/16 até 3”, com 1 ou 2 trançados de aço, ou até mesmo 4 e 6 espirais de aço da mais alta tecnologia. R1, R2, R7, R12, R15, R17, 4SH e 4SP.
Mangueiras Hidráulicas Especiais Temperaturas Extremas R14 e Hit: Indicadas para temperaturas extremas. A Hit mangueira de borracha sintética micro perfurada, com reforço de aço atendendo a norma R1, suporta uma temperatura de trabalho de -55 °C a 135 °C. Já a mangueira R14 é composta por um tubo interno de teflon e cobertura em aço inox, suportando uma temperatura de -40 °C a 210 °C. Disponíveis nas Bitolas: de ¼ até 1.
Para maiores informações ou orçamentos, entre em contato conosco clicando aqui.